CENTENÁRIO DO ARTISTA

Centenário de Luiz Sacilotto ganha homenagens e programação especial

No dia 22 de abril, Luiz Sacilotto celebraria 100 anos e, para comemorar a data, foi planejada uma série de eventos para este ano. De 3 a 7 de abril, obras do artista foram destaque no espaço do Instituto de Arte Contemporânea – IAC na SP—Arte, passando pela programação em Santo André, com uma exposição biográfica na Casa do Olhar e outra multimídia, no Sesc da cidade; uma residência educativa, também no IAC; uma mostra individual, com curadoria de Ana Avelar e Renata Rocco, marcada para abrir dia 17 de agosto e ficar em cartaz até dia 25 de janeiro de 2025, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC USP, contando com novas interpretações sobre a obra de Sacilotto mais recente; e o lançamento do catálogo geral de sua obra previsto para novembro, organizado pela Almeida & Dale.

AGENDA

ABRIL 2024

Mostra de arte postal com tema centenário Luiz Sacilotto, organizado por Marcia Rosemberger
Abertura: 20 abril na Casa Âmbar

Sacilotto em Movimento – exposição biográfica na Casa do Olhar com curadoria de Reinaldo Botelho de 22 de abril a 29 de junho
Abertura: 22 abril, das 18h às 21h na Casa do Olhar

51º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto
Abertura: 26 de abril

As linhas concretas de Luiz Sacilotto – visita guiada pelas obras públicas do artista na cidade de Santo André, ao final haverá uma conversa com Silvia Passarelli
27 de abril no Sesc Santo André

SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO CATÁLOGO RAISONNÉ

Há três anos, uma equipe de pesquisadores na Almeida & Dale Galeria de Arte, juntamente com os filhos do artista Luiz Sacilotto (Santo André, 1924 – São Bernardo, 2003), vem trabalhando na organização do catálogo raisonné da produção desse renomado artista. O catálogo reunirá todas as suas criações, abrangendo diversos suportes, como desenhos, estudos, guaches, pinturas, esculturas e projetos públicos.

Esse tipo de catálogo é resultado de um meticuloso trabalho de pesquisa. Além dos dados técnicos das obras, como suporte, dimensões e ano de criação, também são investigados aspectos como a procedência histórica, a participação em exposições e a reprodução em periódicos, publicações e vídeos. Em suma, trata-se de um levantamento biográfico das obras de arte, respaldado academicamente.

No caso específico de Sacilotto, o artista deixou um registro escrito de suas obras, incluindo numeração e detalhes técnicos. Isso tem sido fundamental para mapear muitas obras que fazem parte de coleções públicas (museus e instituições no Brasil e no exterior) e também de coleções privadas. No entanto, ainda existem obras cujos proprietários são desconhecidos ou que carecem de fotos em alta resolução e informações técnicas completas. Por isso, é essencial que os proprietários dessas obras as emprestem para avaliação pelo comitê de especialistas e posterior catalogação, caso sejam aprovadas.

Após a conclusão da coleta de dados e verificação, o catálogo raisonné será publicado, tanto em formato online quanto impresso, proporcionando um único ponto de acesso a informações detalhadas sobre todas as obras produzidas por Sacilotto.

Assim que o trabalho de coleta de dados e verificação é finalizado, o catálogo raisonné é publicado (em formato online e impresso) tornando disponíveis, em um só lugar, informações completas sobre todas as obras produzidas pelo artista.

Esse tipo de publicação, ainda pouco recorrente no Brasil, mas comum em centros de pesquisa no exterior (como por ex. os raisonné de Pablo Picasso, Umberto Boccioni, Gino Severini, Massimo Campigli), respaldam pesquisas acadêmicas universitárias e em museus, disseminam e protegem o legado do artista junto colecionadores e público geral.

Esse tipo de publicação, ainda pouco comum no Brasil, mas bastante frequente em centros de pesquisa no exterior (como os raisonnés de Pablo Picasso, Umberto Boccioni, Gino Severini e Massimo Campigli), desempenha um papel fundamental na pesquisa acadêmica universitária e nos museus. Além disso, esses catálogos contribuem para disseminar e proteger o legado do artista, beneficiando colecionadores e o público em geral.

Se você possui alguma obra do artista, por favor, entre em contato com o Projeto Sacilotto fornecendo mais informações para que essa obra possa ser considerada na catalogação.